CertificaçõesApiário Silvestre
A certificação de boas práticas de fabricação (BPF ou GMP - Good Manufacturing Practices) assegura a integridade dos processos de fabricação de alimentos, bem como sua conformidade com as normas de segurança alimentar. Hoje em dia, a garantia da segurança e qualidade dos alimentos é uma consideração importante para os consumidores. As BPF são um aprimoramento importante para o sistema de gestão da segurança, aumentando para o cliente a confiança de estar consumindo alimentos seguros e de alta qualidade.
O cumprimento dos requisitos de BPF exige uma série de requisitos sanitários e de processamento comuns, aplicáveis a todos os estabelecimentos de processamento de alimentos.
Ao adotar um programa de certificação em boas práticas de fabricação (BPF ou GMP), a Apis Global se submete a inspeção e certificação independentes, que demonstram que as práticas básicas de fabricação e os pré-requisitos necessários para a implantação de um programa eficaz de segurança do alimento, como a análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), estão sendo seguidos.
A certificação APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle ou HACCP – Hazard Analysis nad Critical Control Point) é uma norma internacional que define os requisitos para o controle eficaz da segurança do alimento. Ela é apoiada em sete princípios:
- Condução da análise de perigos biológicos, químicos ou físicos em alimentos;
- Determinação de pontos críticos de controle;
- Estabelecimento de limites críticos de controle, tais como temperatura e tempo mínimo de cozimento;
- Estabelecimento de um sistema para monitorar o controle dos pontos críticos;
- Estabelecimento de ações corretivas;
- Estabelecimento de procedimentos de verificação para assegurar que o sistema APPCC funcione de forma eficaz;
- Estabelecimento de documentação e manutenção de registros.
A certificação APPCC assegura o compromisso da empresa com a produção ou comercialização de alimentos seguros, concentrando-se nos riscos que afetam a segurança e a higiene dos alimentos, identificando onde de forma sistêmica estão os riscos através da criação de limites de controle em pontos críticos durante o processo de produção de alimentos.
Informações obtidas do site: www.sgsgroup.com.br