Apiterapia

Apiterapia caracteriza-se pelo uso dos produtos das abelhas  - mel, própolis, pólen, geleia real e apitoxina (veneno de abelha) - para fins terapêuticos em seres humanos e animais.O estudo dos benefícios da apiterapia para a saúde humana é recente - cerca de 100 anos. Entretanto, há 5.000 anos os chineses já conheciam as propriedades terapêuticas dos produtos das abelhas. Nas culturas egípcia, hebraica, grega, hindu, persa e romana, entre outras, também eram conhecidas as propriedades nutritivas e terapêuticas desses produtos. Em algumas dessas culturas, muitos medicamentos eram preparados com abelhas moídas, e os soldados feridos em batalhas eram tratados com uma espécie de ungüento feito a partir do mel, porque já se sabia da sua propriedade cicatrizante. 

O estudo dos benefícios da apiterapia para a saúde humana é recente - cerca de 100 anos. Entretanto, há 5.000 anos os chineses já conheciam as propriedades terapêuticas dos produtos das abelhas. Nas culturas egípcia, hebraica, grega, hindu, persa e romana, entre outras, também eram conhecidas as propriedades nutritivas e terapêuticas desses produtos. Em algumas dessas culturas, muitos medicamentos eram preparados com abelhas moídas, e os soldados feridos em batalhas eram tratados com uma espécie de ungüento feito a partir do mel, porque já se sabia da sua propriedade cicatrizante. 

Nos antigos escritos, Hipócrates – o pai da medicina, já fazia menção em seus textos a essa terapia. No Antigo Egito, o veneno das abelhas já era utilizado no tratamento de reumatismo e de artrite. No Ocidente, notadamente na Europa, esta terapia natural é praticada há quase 100 anos, enquanto no resto do mundo, sobretudo na Ásia e no Oriente Médio, a apiterapia já é praticada há vários séculos. 

A apiterapia e a medicina tradicional

Considerada uma “terapia holística”, a apiterapia utiliza produtos 100% naturais, os quais não provocam efeitos secundários (exceto em pessoas com históricos alérgicos) e nem dependência. Os resultados obtidos na maior parte das doenças são, segundo muitos depoimentos, considerados como extraordinários. 

Com respostas positivas para uma gama de patologias, a apiterapia é muito mais efetiva do que alguns tratamentos convencionais, curando doenças consideradas incuráveis ou dificilmente curáveis, como por exemplo alguns casos de câncer, dependendo do seu estágio de desenvolvimento. Na prática, é uma excelente alternativa natural aos tratamentos tradicionais, considerando os efeitos colaterais e deletérios decorrentes do uso indiscriminado de medicamentos farmacêuticos.

Estudos indicam que o uso contínuo de anti-inflamatórios provoca úlceras, osteoporose e até insuficiência renal, e que a contrapartida da cura de algumas infecções por antibióticos é o enfraquecimento do sistema imunológico (imunodeficiência), de forma que o organismo fica suscetível a toda sorte de vírus oportunistas e muito perigosos. Em sentido oposto, nos tratamentos naturais são raríssimos os casos de efeitos colaterais, geralmente, como já dito, relacionados a pessoas com históricos alérgicos.

Os produtos da colmeia nos oferecem um método natural de cura, bem como um método complementar de nutrição. Quem consome regularmente os produtos da colmeia reforça seu sistema imunológico e melhora as funções vitais do seu organismo, evitando assim inúmeras doenças. 

Principais produtos utilizados na apiterapia

São cinco os principais produtos utilizados na apiterapia, e todos contêm complementos terapêuticos e nutricionais que propiciam o nosso bem-estar : a geleia real, o pólen, o mel, o própolis e o veneno das abelhas (apitoxina). 

Informações obtidas do site:

http://www.abelhasaude.com.br/apiterapia.asp

Fabricante e Distribuidor de Produtos Apícolas

Interessado em nossos produtos?

Entre em Contato

Responsabilidade Ambiental

O Apiário Silvestre tem como premissa para produção de alimentos o respeito ao meio ambiente.

Distribuidor APIÁRIO SILVESTRE

Entre em contato conosco por telefone, email ou envie agora uma mensagem pelo nosso site comunicando à nossa equipe seu desejo de distribuir os produtos da Apiário Silvestre ou para localizar o distribuidor mais perto de você.

Exportação Países

Entre em Contato

sac@apiariosilvestre.com.br