Os Grãos de Pólen

Os grãos de pólen são coletados nas flores  pelas abelhas  e levados para o interior da colmeia, onde são utilizados para a alimentação das larvas e na síntese da geleia real.

O grão de pólen ou micrósporo representa a estrutura reprodutiva masculina das plantas fanerógamas, e normalmente são revestidos por paredes de celulose ornamentadas, características de cada família, auxiliando na identificação das espécies de plantas.

De forma geral, são pequenos, arredondados, alguns alados, contendo projeções que proporcionam o processo de polinização anemófila (realizada pelo vento), ou demais estruturas adaptadas ao ambiente, especializadas para a dispersão na água (polinização hidrófila). Em flores que possuem características que atraem os insetos, tais como nectários, coloração ou cheiro especiais (plantas entomófilas), os grãos de pólen são relativamente pesados e pegajosos, para dispersão através de insetos polinizadores (polinização entomófila). As abelhas são um importante elemento polinizador na natureza, pois pousam em diversas flores para coletar néctar e pólen, e assim transportam grãos de pólen de uma flor a outra, possibilitando que ocorra a fecundação.

polen

Em análise dos produtos apícolas, os grãos de pólen são os indicadores de origem botânica, ou seja, indicam as flores de onde as abelhas coletaram néctar para produção de mel ou o pólen para manutenção das colmeias.

Fabricante e Distribuidor de Produtos Apícolas

Interessado em nossos produtos?

Entre em Contato

Responsabilidade Ambiental

O Apiário Silvestre tem como premissa para produção de alimentos o respeito ao meio ambiente.

Distribuidor APIÁRIO SILVESTRE

Entre em contato conosco por telefone, email ou envie agora uma mensagem pelo nosso site comunicando à nossa equipe seu desejo de distribuir os produtos da Apiário Silvestre ou para localizar o distribuidor mais perto de você.

Exportação Países

Entre em Contato

sac@apiariosilvestre.com.br